Um forte feito de uma dupla linha de paliçada, (um tipo de vedação feita de madeira e preenchida com areia) cobertas com folhas de palmeiras, construído por índios e que recebeu o nome de São Jorge. Tinha a difícil missão de proteger de invasões estrangeiras e abordagens de quem vivia por aqui. Mudou de nome graças a uma capela que ficava dentro dele. A pouca conhecida história do Forte do Castelo em Belém.
Foi por causa da capela destinada ao culto de Nossa Senhora das Graças, que mudaria de nome. Entre 1621 e 1626 a estrutura já deteriorava quando ganhou construção mais sólida e nova capela dedicada ao Santo Cristo. Muralhas com “sete palmos de espessura e dezessete palmos de altura” .
Em 1721 por ordem do rei, o Forte de Belém é reformado e ganha o nome de “Castelo do Senhor Santo Cristo”, mas era cada vez mais distante do que se poderia chamar de fortaleza . Já no século XIX, serviu de abrigo de enfermos, quando não havia hospital na cidade e chegou aser tomado pelos revolucionários da Cabanagem.
Só depois disso, em 1848, recebeu reparos significativos como a ponte sobre o fosso, casas e quartéis para soldados, porão e muralhas de pedras para em direção do mar. Entre 1905 a 1920, na contrução do Porto de Belém, a Port Of Pará, construiu dois chalés de alvenaria no pátio do forte, no recinto um chalé com dois pavimentos, um pequeno banheiro, etc
É desta época a curiosa preocupação com um esporte de elite, bastante difundido entre os estrangeiros que aqui estiveram na exploração da borracha. A construção de uma área cimentada reservada aos militares para a prática de tênis.
Gostou? Compartilhe!
Fontes : http://bit.ly/1nEIE4G / Fragmentos de Belém / CDP-Port Of Pará 1010
Nenhum comentário:
Postar um comentário