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Urbanismo. Como, por muito pouco, Belém quase se transformou na "Veneza Brasileira"

A desconhecida história de uma "Veneza Brasileira", que foi, sem nunca ter sido, na Belém esquecida há mais de 200 anos ...

Em 1771, o engenheiro alemão Gaspar Gerardo Gronfelts cogitou aproveitar a existência do igarapé no plano de transformação da cidade. Ao invés de aterrar o extenso alagadiço, como era desejo do governo, Gronfelts imaginou aproveitá-lo, em conjunto com os igarapés do Reduto e das Almas ( Atual Doca de Souza Franco ), para a construção de três enormes entradas de água, que seriam aproveitadas em diferentes canais que dariam a Belém beleza ainda maior que a da cidade de Veneza, na Itália.

Contrariando o plano urbanístico de Gronfelts, o Conde dos Arcos, Governador da Província, então, não quis transformar Belém numa segunda Veneza. Achou melhor eliminar aterrar o enorme igarapé, encarregando, para isso, o engenheiro João Rafael Nogueira. Assim, aos poucos o grande igarapé foi desaparecendo.

Sobre o aterro novas estradas surgiram, a antiga Bailique ( Ferreira Cantão), à Estrada das Mongubeiras (hoje Avenida Almirante Tamandaré), além é claro, de todos os problemas de drenagem, alagamentos e consequências urbanas da interferência sem respeitar a vocação da região.

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Fonte: Memórias do Pará / Mapa: Belém - Gronfelt – 1773 / Haroldo Baleixe
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1 comentários:

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1 de fevereiro de 2015 às 10:33 ×

Oi Salomão, me chamo Carlos Jorge Nogueira, sou Geógrafo formado pela UFPA, professor da UEPA e aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA. Fiquei muito interessado por suas postagens, pois trabalho com o Sistema de Transporte Público de Passageiros (finalizando a dissertação).
No atual momento, estou revendo o histórico de Belém, como os bondes e suas linhas são importantes indicadores para o direcionamento e a valorização da área central de Belém, como bem sabemos, estão sendo vetorizadas em Sistema de Informação Geográfica.
Mas a questão é a que estou elaborando uma representação cartográfica com os terminais de Bondes em Belém, e pretendo utilizar trechos de suas postagens, vou citar. Mas informo a você e peço uma autorização para divulgar em meu trabalho.
Desde já, agradecido.

Parabéns Carlos Jorge 31901.
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