ANTES E DEPOIS.. A surpreendente história de um pântano que virou avenida. De uma avenida que virou Villa. Da Floresta que virou região de sofisticadas mansões em estilo inglês, que surpreendentemente, eram apenas quartos de empregados. Tudo isso bem no seu caminho e você nunca percebeu toda a grandiosidade desta história.
Era 1905 quando o engenheiro Francisco Bolonha comprou a área da Intendência de Belém. Segundo uma planta da empresa Para Electric Railways and Lighting Co.LTD, que implantava a rede de transporte coletivo na cidade com seus bondes elétricos, era então um grande pântano, sofrendo influência das marés do igarapé do Reduto e de outro Igarapé, o “Paul D’água” .
Conta o relatório, citado no Livro Bolonha, uma história de amor, que no inverno era um grande alagadiço e no verão, um matagal com seus insetos e roedores e os consequentes risco de doenças. Quando o novo dono avisou do projeto, foi motivo de risos dos amigos.
O conjunto de casas residenciais para operários foi construído na via pavimentada com paralelepípedos, com materiais semelhantes ao palacete famoso. No gradil de entrada de cada uma delas, o monograma (FB) do proprietário em ferro fundido. Estilo Inglês, telhas francesas, com declive até os fundos da Vila.
Quando passar na esquina da José Malcher ( antes, estrada de São Jerônimo) com a Dr. Moraes, vire para a direita e contemple uma dos mais íntegros conjuntos arquitetônicos de Belém.
Ele está ali há 100 anos. É como se o tempo tivesse parado. Conheça, Leve seus amigos, na segunda, foto como está hoje,
Gostou? Compartilhe!
ConversãoConversão EmoticonEmoticon