.

.

AVIAÇÃO. Em Belém, nasceu uma das maiores empresas do mundo, sabia disso?

A incrível história da companhia aérea que começou a voar a partir de Belém do Pará, integrou a Amazônia, virou a maior empresa do pais, a segunda maior em rotas do mundo. Sumiu junto com a democracia nos anos 60. A desconhecida história na empresa que colocou Belém no mapa mundial da aviação e você nem sabe exatamente que história é essa. Para Conhecer, Curtir e Compartilhar com os amigos.

A Panair do Brasil nasceu em 1930, a partir da compra da Companhia NYBRA pela PanAm. Tinha então 8 aviões e começou a operar no Brasil a partir de Belém. Em 28 de novembro iniciou a linha Belém Santos. No ano seguinte, o vôo Belém – Rio que levava cinco dias. Em 1932, já ligava a Amazônia com bases em Belém – Cameta – Curralinho – Gurupi – Monte Alegre – Santarém – Obídos – Parintins – Itacoatira – Manaus.

Só em 1940, passou a voar do Rio para São Paulo, sul do Brasil e Paraguai. Em Belém, incorporou as rotas da alemã Syndicato Condor ( cujo nome deu origem ao bairro da Condor, na capital paraense)

Até 1965, foi a maior companhia aérea brasileira, com 5.000 funcionários e chegou a ser a segunda em rotas no mundo. Com estreitas relações com Juscelino Kubitschek, João Goulard e Jânio Quadros, foi atropelada pelo Governo Militar que se seguiu ao Golpe de 64. Teve suas licenças cassadas em 10 de fevereiro de 1965, sem aviso prévio, e suas rotas foram entregues principalmente a Varig que tinha próximas relações do no regime. Cinco dias depois, foi decretada a falência da Panair.

Essa história pode ser conhecida em http://migre.me/hcEtk e emhttp://migre.me/hcEtW

Fonte: aviacaobrasil/aviaçãocomercial.net
Propagandas - outubro de 1930 (1a) dezembro de 1948 ( 2a)


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário