.

.

BARES INESQUECÍVEIS. Lembranças do 3X4

A incrível história de um caldinho de feijão que mobilizava toda a força policial em busca dos segredos culinários, ou não da iguaria que durante tantos anos, levou tantos a um boteco calorento e irresistivelmente sedutor . Do patrimônio imaterial perdido pela capital, saudosas lembranças do bar 3X4. Palco de revolucionários, boêmios, questionadores, criadores e representativo de toda uma geração da capital

Ficava ali na Praça Coaraci Nunes na confluência da Veiga Cabral com a Arcipreste. Uma praça que ficou conhecida pelo formato triangular, que acabou ganhando o nome de " ferro de engomar"

Ali, na praça, Miguel Chicaoca e sua trupe de geniais fotografos, faziam exposições em varais pendurados no local. Dentro do 3X4, um irresistível caldo de feijão com bacon regada a cerveja, reunia frequentadores cosmopolitas. Era quase uma praia, onde se encontravam a elite e os os de não tanto pedigree.

Mesas de madeira, ventilador pendurado quando muito, balcão. A  fórmula de sucesso passava exatamente pela simplicidade e pelo descompromisso.

Entre uma e outra batida policial, atrás de "sustâncias" que faziam a alegria de tantos, substituiu com primazia um decadente Bar do Parque.

O tal famoso caldinho de feijão com bacon , já citado virou até alvo de investigação da polícia porque os tiras achavam que ninguém iria a um bar só para tomar um caldinho com tanta frequência. Achavam que no tal caldo, tinha mais que feijão.

Policiais chegavam a se disfarçar, pediam o caldo, levantavam a tampa, cheiravam, olhavam embaixo do prato. Um disfarce que nunca enganou os frequentadores do espaço.

Saudades de noites inesquecíveis..

Gostou? Compartilhe!

Fontes: Boates e Bailes - Mauro Netto (com depoimentos de Luis Laguna). In: Palácios dos Bares - Salomão Laredo (2003)
Foto: Bar 3x4, d. 1980 / Navegante da luz - Marisa Mokarzel (2014)
Reunidos por Fragmentos de Belém.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário