A incrível história da Industria de Belém que dominou parte da do mercado de cabos, barbantes, cordas e linhas para pesca do Brasil. Que exportava, que tinha vilas operárias, e construiu uma riqueza pouco vistas por estas bandas. O pior é que ela sumiu e você olha para esta história e nem sabe que ela existiu.
A fábrica Perseverança fazia parte de uma zona industrial que se instalou no bairro do Reduto no final do século XIX. Ocupava a quadra entre as ruas Quintino Bocaiuva, Gaspar Viana, Rui Barbosa e Municipalidade.
Começou com um pequeno núcleo fabril de cabos e aniagem fundado em 1895, faliu 7 anos depois. Em 1906, a pequena fábrica foi comprada pela firma portuguesa Martins Jorge & Cia e virou uma potência. Produzia e exportava para o Brasil, tinha pelo bairro do Reduto várias vilas operárias, reservadas aos gerentes e supervisores ( os operários não podiam pagar o aluguel e moravam na Pedreira e em São Brás).
Uma das maiores industrias do país de então não resistiu a Belém Brasília. Ironicamente, com a rodovia, veio a concorrência da economia de escala das industrias do Sul/Sudeste. Foi desativada definitivamente em 1983.
Hoje, o antigo quarteirão abriga uma faculdade. Quando passar pela região, contemple toda esta riqueza. Conte com orgulho dessa indústria paraense.
Gostou? Compartilhe!
Fonte das imagens : José Vasconcelos Paiva
ConversãoConversão EmoticonEmoticon