.

.

CINEMA. Saudades do Cine Paraiso, quando a Pedreira era o centro cultural de Belém.



A fantástica história de um cinema e seu revolucionário sistema "insuflado" de ar refrigerado, que atraia multidões de até 1200 pessoas para ver , no seu palco, espetáculos de pássaros juninos e que fez da Pedreira, o centro cultural de Bel
ém na metade do século passado. Um resgate das lembranças do Cinema Paraíso.

O Cine Paraíso, foi inaugurado em meados da década de 50, na Pedreira. Tinha uma sala de exibição com espantosos 1.200 poltronas, um equivalente ao Cine Palácio, muito mais elitistas que surgiria na mesma década. Além disso possuía um bar. Era ponto de reunião de intelectuais, políticos e estudantes universitários, nos dias de sessão. Um dos mais bairros vistos como violentos da cidade , já foi o centro cultural da capital.

O Cine Paraíso era obra de um português, Manoel de Almeida Moreira. No dia da inauguração, estavam presentes as maiores autoridades públicas de então: O governador Catete Pinheiro, e o prefeito Celso Malcher, na Pedro Miranda próximo a Maurití.

Na sessão inicial, o filme "Aço de Boa Têmpera", produzido em 1954 e que contava a história de um jovem e pacífico advogado, Tom Brewster (Will Rogers Jr.), que monta uma loja em uma desordeira cidade do Velho Oeste.

O Paraíso tinha a maior tela do Norte do Brasil e lançava sempre os super sucessos da época recém-lançados, alugados da empresa de Luiz Severiano Ribeiro. e algumas curiosidades.

A primeira era a refrigeração insuflada. Antes da existência dos modernos sistemas de ar condicionados, era preciso criatividade para evitar o calor em um espaço que abrigava tanta gente. O um sistema funcionava com o ar "Insuflado" através de grandes ventiladores em grandes dutos de plástico com vários furos na extensão que distribuiam a ventilação. Segundo um neto do fundador, geralmente, o sistema era acompanhado de borrifadas de água para aumentar a sensação de refrigeração...

Outra curiosidade é que além dos filmes, o Paraíso abria espaço para a cultura popular como os pássaros juninos. Nesta época tradições como esta atraiam público pagante para a casa de espetáculos. Seu Manoel também foi um dos fundadores da Escola de Samba Império Pedreirense e do Esporte Clube Pedreirense Santa Cruz.

Gostou? Compartilhe!
Fontes: Arquivos Belém Antiga / O Liberal
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Clique aqui para comentários
Unknown
admin
10 de março de 2016 às 09:03 ×

Boa tarde,eu tenho um grupo no facebook chamado "lá na pedreira" onde postamos coisas atuais e antigas do nosso bairro da pedreira, gostaria de saber se tem alguma registro do antigo supermercado americano, onde é hoje Yamada, ou ki-preco da humaita

Responder
avatar
Unknown
admin
10 de março de 2016 às 09:04 ×

Ia esquecendo, meu nome é david meu email é David-suporte@hotmail.com meu whatsapp 985417504

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário