.

.

IMIGRANTES. A desconhecida invasão norte americana ao Pará



A desconhecida história da invasão norte americana no Pará. Pacífica, custeada pelo governo, ela trouxe agricultores que não aceitavam o fim da escravidão no sul dos Estados Unidos, para fazer dinheiro e história na distante cidade de Santarém, no meio da selva amazônica. Um capítulo pouco conhecido dos derrotados na famosa Guerra da Secessão.

Foi o imperador Pedro II que aceitou criação de uma colônia norte-americana no Brasil como uma maneira de colonizar a Amazônia. A navegação fluvial era precária e escoar o cacau, principal produto da pauta de exportações um desafio. A borracha já era a mais importante matéria prima na corrida da revolução industrial.



Terminada a guerra em 1865, os derrotados confederados armaram um plano de emigração e tinham o México como principal destino, mas os estudos levantados pelo Major L. W. Hastings os convenceu de que o Brasil seria o melhor território para formarem uma colonização, pois além de possuir um povo pacífico e receptivo, tinha um território amplo, escravos e solo fértil onde a cana-de-açúcar produzia três vezes mais do que na Louisiana.

De todas as informações, talvez a manutenção da escravidão tenha sido a que mais os motivou à escolha pelo Brasil, pois todos os produtores sulistas eram escravocratas. A possibilidade de formação de colônias no Brasil para abrigar os ex-confederados transformou-se num rendoso negócio e crescia a cada dia o número de agentes de migração no Sul dos Estados Unidos. A divulgação de nossas riquezas e das belezas contidas nas crônicas dos cientistas que visitavam a Amazônia, aguçava a curiosidade dos norte-americanos para uma região esquecida pelo Governo Imperial.

Em 1866 o Major Warren Lansford Hastings fechou acordo com o presidente da Província do Pará para a instalação de uma colônia, na qual se comprometia a trazer entre 300 e 400 colonos com grande conhecimento na atividade agrícola e na agroindústria. O governo pagaria as passagens e o sustento dos colonizadores por seis meses, além de vender sessenta léguas quadradas de terras devolutas ao sul da cidade de Santarém

Eles chegaram em 17 de setembro de 1867, no navio Inca.
Gostou? Compartilhe!

Para saber mais dessa história leia em http://bit.ly/1gERah0. Para Conhecer, Curtir e Compartilhar....
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário