A desconhecida história de um projeto que previa viadutos e túneis para a principal via de entrada e saída em Belém e uma organização do entroncamento que nunca saiu do papel.
O que tentam fazer hoje com o BRT é mais antigo do que sonha nossa vã imaginação.
Em 1970, um projeto ufanístico e nem por isso atual dos governos militares prometiam integrar a Rodovia Belém Brasília com o Porto de Belém em um grande projeto de desenvolvimento.
No projeto divulgado 12 de janeiro de 1970, em um caderno especial do jornal “A Província do Pará”, a previsão de uma avenida Almirante Barroso, com quatro pistas (tinha duas então), e viadutos e túneis nas principais vias de cruzamento como na Dr. Freitas e na Júlio Cesar com acesso ao Aeroporto Internacional.
Para o entroncamento uma gigante rotatória que se propunha a organizar um trânsito que começava a ficar caótico naquela região. Um detalhe muito interessante é a verticalização dos projetos apresentados.
Em todos eles, o elemento edifício, aparece como se já fizesse parte do cenário urbano da Belém provinciana daqueles anos. Sonho grande vendido pelo Governo Militar no ano em que o Brasil seria Tri-Campeão de futebol. O projeto de organização urbana no principal acesso a capital é bem mais antigo do que as soluções tentadas nos últimos anos.
Gostou? Compartilhe!
Fonte : Artigo “Isto Não é Prá Nós – Um estudo sobre a verticalização de Belém...” Túlio Chaves – UFPa 2011
ConversãoConversão EmoticonEmoticon