.

.

ARQUITETURA. Os charmosos chalés construidos na Europa e montados em Belém

A desconhecida história de casas construídas na Europa, que eram desmontadas, cruzavam o oceano atlântico, para virarem residências de endinheirados no outro lado do mundo, na longínqua Amazônia.E você nem sabe que esse movimento existiu um dia em Belém.
Eram casas em forma de chalés fundidas em ferro, todas fabricadas na Europa, que enfrentavam um oceano para serem montadas no outro lado do Atlântico. Um modelo que marcou o Belle Epoque na capital do Pará.
No rastro da arquitetura de ferro fundido importada para os equipamentos públicos como mercados e reservatórios de água, o estilo também fez parte de algumas residências como este que hoje foi reconstruído no Campus do Guamá da UFPa.
Dos 3 chalés de origem belga, o mais expressivo representante no Brasil do sistema construtivo Danly e do modelo bangalô anglo-indiano, foi o único com dois pavimentos totalmente em ferro.
Chegou e foi montado em Belém entre 1890 e 1892.
Foi então colocado a venda em um anúncio no jornal ‘O Democrata’, no dia sete de julho do último ano. Já serviu de residência para senador da República. Uma história que você pouco conhece. Viste o que restou, como este na UFPa .
Curta e compartilhe essa memória..
Fonte : Fragmentos Belém
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário