Um colégio que agia como o centro do poder no norte do Brasil, Uma organização que tinha o controle da Economia. O poder na terra aliado ao poder divino. Tudo reunido em uma escola e uma igreja...
Sede da poderosa Companhia de Jesus, o Colégio de Santo Alexandre começou a ser construído pelos jesuítas com mão de obra indigena no fim do século XVII. Guardava reliquias de Santo Alexandre de Bérgamo doadas pelo Papa Urbano VIII.
Já nesta época tinha uma biblioteca de 2000 livros e oficinas de encadernação, pintura e escultura. A Igreja atual, que sucedeu igrejas anteriores mais simples, foi concluída em 1719 e foi, originalmente, dedicada a São Francisco Xavier.
Em 1759, com a expulsão dos jesuítas, o colégio foi reformado e passou a ser usado como palácio dos bispos da cidade. No final do século XX, após um longo abandono, virou o Museu de Arte Sacra do Pará, uma dos mais completos do mundo em peças sacras dos séculos XVII e XVIII. Se você ainda não visitou, visite. Isto faz parte da sua história.
A foto é, provavelmente, do século XIX, antes das grandes mudanças urbanas de Antônio Lemos quando um descampado, ocupava a praça hoje chamada Frei Caetano Brandão.
Gostou? Compartilhe
ConversãoConversão EmoticonEmoticon