.

.

MEDICINA. A história da prImeira clínica particular e seu tratamento de eletroterapia.


Imagina no início do século XX, uma clínica que funcionava a margem do sistema público de saúde e que fazia o curioso tratamento de " eletroterapia" com senhoras em crise. Quando todos os hospitais aida era públicos, aquela esquina na Nazaré com a Benjamin Constant, resolveu marcar a história médica da cidade.

A desconhecida história da primeira Casa de Saúde particular de Belém. Fazia cirurgias em mulheres, internava e ainda oferecia um tratamento de eletro-terapia, seja lá o que fosse isso. Viveu em uma época que medicina era algo privativo de médicos autônomos, de grandes sociedades beneficentes ou do poder público. Ficou para a história como a primeira, que você, provavelmente nem sabia que tinha existido.

O Instituto de Medicina e Cirurgia Casa de Saúde Dr. Pereira de Barros foi fundada em 1911. Ficava em um Chalé de dois pisos em uma das esquinas mais cobiçadas da Belém do início do século. Estrada de Nazareth com Benjamin Constante ( Onde hoje está o Ed. Ouro).

Era especialista em doenças de senhoras, mas podia receber outros pacientes, desde que não fossem portadores de doenças contagiosas, avisava uma propaganda da época. Tinha consultório médico - cirúrgico, além de alas de ginecologia e urologia. Quartos modernos e sessões de massagens e “eletroterapia”, seja lá o que fosse esse tratamento.

Gostou? Compartilhe!

Fonte CRM/Pa - Aristóteles Guilliod de Miranda
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário