Ele tem 170 anos de vida e é a mais antiga escola em funcionamento no Pará. Sua história é um retrato dos desafios da educação no país. A odisseia do Liceu Paraense, hoje o Colégio Paes de Carvalho, daria um filme e você nunca se atentou para isso.
Foram as péssimas condições do ensino secundário que criou em 1841 criou o Liceu Paraense com dois cursos : Humanidades e Comércio.
O emprego do professor era vitalício, mas a rígida disciplina, as aulas em latim e o preço cobrado dos alunos ( isso mesmo era pago), quase decretaram o fim do liceu vária vezes.
A rígida disciplina era personificada em três censores, que diariamente, passam ao Reitor/Diretor as notas e o comportamento dos alunos em uma época que as provas só tinha 30 minutos para serem resolvidas.
Na República virou o Ginásio Paes de Carvalho. Foi o formador de dezenas de nomes célebres da política, da cultura, da economia do estado. Até hoje mantém herança da rigidez no comportamento como o tradicional uniforme .
Meninos e meninas usam meias e calças brancas, a camisa é sempre por dentro da calça e da saia, que obrigatoriamente devem ter no mínimo 37 centímetros.
Na foto, provavelmente de 1870, talvez o mais antigo registro do Liceu Paraense, os primórdios em em uma Belém provinciana...
Gostou? Compartilhe!
Quer saber mais, baixe a pesquisa aqui : http://migre.me/gPwOY
ConversãoConversão EmoticonEmoticon