.

.

PERSONAGEM. O desconhecido paraense que desenhou uma das maiores cidades brasileiras


Você sabe qual a relação de Soure, na Ilha do Marajó com a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte? Descubra que as duas nasceram pelas mesmas mãos, talvez irmãs, diria. A desconhecida história de um engenheiro/urbanista paraense que desenhou uma das mais importantes cidades planejadas do país.

Aarão Leal de Carvalho Reis nasceu em Belém em 1853. Filho de um inspetor da alfândega, que chegou a presidência da Província do Pará, fez escola politécnica no Rio, concluiu os cursos de engenheiro geógrafo, o de engenheiro civil, o de bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas. Foi diretor do Banco do Brasil, do Loyd Brasileiro e deputado federal por quase 20 anos entre 1911 e 1927.

Mas foi com o mentor da nova capital mineira que ganhou notoriedade. Fez todo o planejamento de planimetria, arquitetura, e construção entre 1894 e 1897. Depois do planejamento e construção, mudou-se para a cidade, onde hoje é nome de Avenida.

Antes disso, planejou Soure, no Marajó, mas deste trabalho pouco existe disponível de documentação..

Belém quase que desconhece esse nome. Cultuado em outros cantos, ignorado na cidade em que nasceu. Para conhecer e preservar esta memória.

Gostou? Compartilhe!

Fonte: http://goo.gl/2dW0ip
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário