Em dias de Círio de Nazaré, quando, roupa e calçados novos eram compras obrigatórias no comércio de Belém, a lembrança da incrível marca centenária de calçados que sobreviveu ao apogeu da borracha e ao "sobe e desce" da economia de Belém. Esteve nos sonhos de consumo de pelo menos 04 gerações inteiras e em suas vitrines ficaram e ficam expostos as últimas novidades da moda para os pés. E você nem percebe essa história.
Incrível porque uma marca viver e seguir vivendo por mais de 100 anos em uma economia como a brasileira já é raro, imagine em um estado como o Pará, onde a economia entrou em colapso mais de um vez nesse tempo.
A Sapataria Carrapatoso faz parte da memória desta cidade e merecia um olhar diferente de uma loja qualquer em um shopping da cidade.
A Sapataria Carrapatoso faz parte da memória desta cidade e merecia um olhar diferente de uma loja qualquer em um shopping da cidade.
Registros desta história podem ser vistos nesta postagem. Na primeira imagem, o anúncio em 1896, na extinta Folha do Norte, das últimas novidades para quem buscasse elegância para o Círio de Nazareh.
Na segunda imagem, como saída de um filme antigo, um automóvel estacionado em frente ao Grande Hotel. Ao fundo o Teatro da Paz e o Bar do parque. e no centro a placa. Mais uma vez a Carrapatoso, fazendo parte da memória da cidade.
Gostou ? Compartilhe!
Fontes: Folha do Norte, 1896 e AGSL Digital Photo
ConversãoConversão EmoticonEmoticon