A incrível livraria, que no início do século XX reunia os melhores títulos do mundo, nos mais variados idiomas e para consumidores que pagavam fortunas, para ter acesso a essa sabedoria e cultura.
Uma livraria que mais parecia um palácio com três andares e uma arquitetura que lembrava as grande bibliotecas europeias. E você passa por ela e nunca teve a curiosidade de conhecer esta história.
Imagine uma cidade, há 110 anos que possuia uma livraria com três andares recheadas de obras do mundo todo. Imagine uma clientela qu consumia livros em inglês, alemão, Francês e algumas poucas em português. Imagine um livreiro milionário numa terra onde a riqueza era hegemonia da borracha.
O livreiro Tavares Cardoso aproveitou como muitos, toda a onda de cultura e artes importada com o dinheiro e os imigrantes trazidos pelo ciclo da borracha. População sofisticada e rica, sonhava em viver na Paris d' América e pagava por isso.
O livreiro ficou rico, construiu um palácio de leitura nunca mais visto por esses lados . Teve palácios particulares, como o Chalé histórico de Icoaraci.
O prédio ainda está no mesmo lugar. Na João Alfredo entre Padre Eutíquio e 7 de setembro. Bem no centro do comércio popular de Belém. Você não o vê, porque nunca ousou olhar para o alto.
Da próxima vez, reveja seus conceitos. Perceba sua cidade .
Da próxima vez, reveja seus conceitos. Perceba sua cidade .
Gostou? Compartilhe!
Fonte: Secult 2004
Fonte: Secult 2004
ConversãoConversão EmoticonEmoticon